Como captar clientes na advocacia?

Como captar clientes na advocacia?

Cada vez mais vem crescendo o número de profissionais da área da advocacia e a concorrência só aumenta. Sendo assim, é preciso prospectar os clientes de maneira estratégica para atrair mais clientes para seu escritório, clínica ou hospital e obter maior lucro para os seus negócios.

Além de captar novas clientes, também é importante fidelizar os atuais, pois há uma que boa parte que vem através da indicação. Por isso, separamos neste artigo alguns tópicos que irão te ajudar a melhorar o planejamento estratégico e captar clientes na advocacia.

  • Fortaleça seu relacionamento com a base atual
  • Tenha um site e aumente sua presença digital
  • Invista na criação de conteúdo
  • Abuse do Google para captar clientes
  • Use as redes sociais para aumentar o número de clientes
  • Fique atento com a ética da advocacia
  • Participe de eventos
  • Acompanhe a concorrência
  • Conheça seu público-alvo
  • Facilite que o cliente entre em contato online
  • A primeira impressão é a que fica

Fortaleça seu relacionamento com a base atual

Ter um bom relacionamento com os clientes é primordial para garantir que o mesmo volte a ser consultado por você e indique seu nome caracterizando suas credenciais como um advogado atencioso, confiável e excelente.

Dar a devida atenção e tratamento personalizado aos clientes é uma das dicas para fortalecer a base atual. Ouvi-los com paciência e ser empático diante daquilo que o angustia e o faz sofrer, é essencial para ganhar pontos e a confiança do cliente, que lembrará de você quando algum amigo ou parente quando precisar de um profissional com sua especialidade.

Faça parcerias com os profissionais de áreas correlatas a sua especialidade. Peça para que o advogado parceiro te indique caso um cliente esteja em consulta, precise do seu serviço e vice-versa. Quando um profissional de confiança indica outro, será mais bem aceito caso o cliente precise de seu trabalho e não saiba em quem recorrer.

Além disso, indicações de pessoas na internet – avaliação de página da Internet – também servem de parâmetro para a avaliação e decisão da escolha do profissional. Por isso, é importante ser visto na internet.

Tenha um site e aumente sua presença digital

Para encontrar advogados, as pessoas recorrem à Internet. Por isso, é preciso ter um site especializado, assim você aumentará as chances de aparecer nas buscas do futuro cliente.

Como o site é o primeiro meio de contato entre o advogado e o cliente, é preciso ficar atento a alguns detalhes:

  • Deverá conter uma apresentação profissional sobre o advogado. Vale também acrescentar fotos do escritório, instalações, ou vídeo dos profissionais apresentando o escritório,
  • apresentar os serviços prestados de forma simples e detalhada, mostrando os problemas e expectativas,
  • relacionar-se com o cliente de forma direta e humana, assim aumentará a confiança entre os dois,

Lembre-se que as pessoas procuram ser informadas e tranquilizadas, sobretudo em questões jurídicas.

Invista na criação de conteúdo

Ter um conteúdo relevante com uma linguagem direcionada a cada tipo de cliente, que o ajudem a entender sobre o problemas, irá mostrar o seu profissionalismo e trará confiança para o futuro cliente.

Além disso, te posicionará em destaque na busca do Google, uma vez que as pessoas na maior parte das vezes recorrem à internet para descobrirem o diagnóstico dos sintomas. Contudo, ao fazerem pesquisas na web, seu nome, escritório terá mais chances de aparecer na busca, resultando em um possível agendamento de consultas.

Utilize técnicas de SEO (Search Engine Optimization) – em português otimização para mecanismos de busca – é uma forma estratégica para melhorar seu posicionamento nos resultados da internet e se destacar diante dos vários sites do Google.

Para a aplicação da técnica, você deve escolher bem as palavras-chave nas quais o público usa nas buscas relacionadas ao serviço que você oferece e inseri-las em seu site ou blog. Com isso, você será encontrado com maior facilidade por centenas de clientes que tem interesse em sua especialidade. Usar da tecnologia para prospecção de clientes é essencial para trazer resultados.

Abuse do Google para captar clientes

Criar uma conta no Google Meu Negócio é primordial para manter seu funil de novas oportunidades de negócio sempre ativo. O Google Meu Negócio é uma plataforma gratuita, que vai permitir que o profissional apareça nas buscas ao ser procurado por palavras relacionadas ao seu escritório.

Com informações do site, endereço, horário de funcionamento, telefone e rotas para chegar ao local, o advogado será apresentado para os usuários com as informações principais do seu negócio, de forma que facilite trazer os clientes  potenciais, e o resultado será o aumento de seus lucros.

É interessante que você convide os clientes a te avaliarem, produza conteúdos relevante e tire dúvidas para ser enxergado com mais credibilidade na internet e ficar em posição de destaque.

Além do Google, as páginas virtuais são uma maneira inteligente para fazer a divulgação de seus serviços e trazer conteúdos úteis para os leitores.

Use as redes sociais para aumentar o número de clientes

Para prospectar clientes, o profissional deve estar onde as pessoas estão. Rede sociais como o Facebook, Instagram, YouTube, LinkedIn e WhatsApp criam um contato e interação mais rápida, aumentando sua reputação e visibilidade e deixando seu negócio mais próximo dos indivíduos. Assim, você construirá um bom relacionamento com os futuros clientes.

Uma outra vantagem, é que lembrarão de você caso precisem de seus serviços. Então, por que não usar as redes sociais a seu favor?

Você pode começar compartilhando conteúdos de seu blog, trazer curiosidades, dicas, fazer postagens em datas comemorativas relacionado à área jurídica, compartilhar fotos, vídeos, além de trazer engajamento com o público, como responder comentários, inbox, fazer enquetes etc.

É preciso conhecer seu público e conseguir identificar a que período do dia eles costumar olhar e-mails ou redes sociais para que as ações tenham efeito mais assertivo.

Entendendo seu público e analisando em que meio midiático eles estão mais presentes, te ajudará a decidir quais páginas sociais será mais relevante para alavancar seus ganhos.

Outra prática que merece destaque é a ação de e-mail marketing. Mandar e-mails periodicamente com conteúdos trabalhados e com os interesses do público é outra dica assertiva para a prospecção e fidelização dos clientes. Você pode incluir o link de seu blog de forma individual e personalizada, sugerindo que os clientes repassem também para amigos ou familiares.

Ter um modelo de e-mail pronto, que será disparado após o atendimento, por exemplo, com o agradecimento pela vista, se dispondo à disposição em caso de complicações e pedindo recomendado é outra dica eficaz. A técnica de não pegar informações durante a consulta, respeita o momento do cliente, que ao final do atendimento pode estar apressado. Por isso, fazer o pedido no momento certo é muito importante.

Apesar da era digital ter trazido facilidade para os negócios, é preciso ficar atento em relação ao que é legal ou não na divulgação de informações.

Fique atento com a ética da advocacia

Antes de criar o conteúdo do site, fique atento à ética da advocacia e evite multas ou punições. É preciso informar-se sobre os limites impostos e proibições da conduta relacionado à área.

De acordo com o OAB, um dos exemplos do que não é permitido é:

  • garantir resultados ou curas devido ao uso de determinada técnica exclusiva,
  • utilizar imagens de clientes em “antes e depois”
  • divulgar o preço de consultas em qualquer anúncio, esta informação deve ser dada ao potencial cliente quando for solicitada.
  • usar termos como “resultado garantido”, “o melhor”, “o mais eficiente”, “o único capacitado” ou outras palavras sensacionalistas similares vai contra a ética da advocacia. Esta expressão pode caracterizar em propaganda enganosa,

Portanto, deve-se sempre procurar o OAB ou órgão responsável por sua especialidade para saber ao certo tudo o que pode e não de acordo com a ética da advocacia.

Participe de eventos

A famosa frase “quem não é visto não é lembrado”, é bem verdade. Ser visto em eventos, pode trazer mais clientes para o seu negócio. Participar de congressos, feiras, seminários ou dar palestras é um ponto positivo.

Com esta prática, além de passar maior confiança para os consumidores é um bom momento para fazer a divulgação de seus serviços.

Uma outra técnica é pegar o contato do lead, por meio de sorteio no evento mesmo, e mandar e-mail marketing ou até mesmo pedir para que te sigam nas redes sociais. Assim, o prospect se lembrará de você quando precisar de seu trabalho.

O cartão de visita será um grande aliado nesta estratégia, portanto é bom providenciar antes.

Acompanhe a concorrência

Avaliar o trabalho de concorrentes te ajudará a destacar-se no mercado. Por isso, é bom ficar de olho em quais os valores cobrados por eles, reputação e aproveitar do marketing de conteúdo para acrescentar dicas que os demais não tenham.

Conheça seu público-alvo

Conhecer o seu público alvo é primordial para traçar planos estratégicos e atingi-los de forma eficiente.

Os pontos que devem ser analisados é se você atende mais mulheres ou homens, qual a faixa etária do público, entre outros aspectos. Isso, te direcionará a usar do marketing certo para atrair seu público.

Vamos usar um exemplo: um ginecologista terá menos eficiência se divulgar seus serviços em um canal ou revista de esportes. Portanto, é necessário segmentar o direcionamento e não ir “atirando” para todos os lados.

Além de direcionar o público que irá usufruir do seu serviço, é preciso ser facilmente encontrado por eles.

Facilite que o cliente entre em contato online

É importante que o cliente saiba como entrar em contato com você. Dar a opção ao público de poder tirar as dúvidas ou agendar consultas online é um grande diferencial.

De forma intuitiva e de fácil navegação, é bom dar as mais variadas opções e facilitar a maneira de contato como oferecendo chat, telefones, e-mail, formulário, disponibilizar sua agenda virtualmente, entre outros. Esses fatores resultarão em uma experiência positiva e você ganhará pontos no primeiro contato.

A primeira impressão é a que fica

A primeira experiência do relacionamento advogado e cliente começa desde o contato nas redes sociais, site ou simpatia, cordialidade e esclarecimentos da recepcionista.

Por isso, para se destacar da concorrência você deve dar um atendimento pré e pós que encante o público. Confira abaixo algumas dicas:

  • algumas das práticas que devem ser adotadas é responder o cliente instantaneamente, não deve deixá-lo sem resposta por mais de dez minutos,
  • vale também, enviar um dia antes lembretes com o horário da consulta agendada de forma cordial e atenciosa,
  • envie pesquisa de satisfação após o atendimento para que os clientes avaliem o atendimento e para que você tenha uma melhor visão dos aspectos que devem ser melhorados.

Dar um atendimento personalizado fará seu escritório se destacar, uma vez que os clientes estão cada vez mais exigentes.

Conseguir ajustar o funil de novas oportunidades de negócios não é tarefa fácil. É necessário muita dedicação e persistência.

Contudo, para obter sucesso na prospecção de clientes é essencial que você busque o público qualificado, seguido de retê-los a longo prazo. A partir das dicas que separamos, você será capaz de captar clientes na advocacia por meio de técnicas de marketing e planejamento estratégico.

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